quarta-feira, 12 de março de 2008

Série Angus (vol. 1 a 3), Orlando Paes Filho

DOWNLOAD

Foram 25 anos de trabalho, que renderam sete volumes de uma saga que promete balançar o mercado editorial na próxima semana. O primeiro livro da série Angus, o projeto mais ambicioso de Orlando Paes Filho, um publicitário paulistano de 40 anos, chega às livrarias no próximo dia 5.

Ambientada na Escócia, o épico conta a saga do guerreiro celta Angus e do clã de Mac Lachlan ao longo de mais de mil anos. O primeiro livro se passa no século 9, abrindo a epopéia que chega a atravessar o período atual, estendendo-se até o ano de 2020, quando o mundo será tomado por uma nova Cruzada. Os diferentes períodos históricos foram reconstruídos a partir de fatos reais, com a ajuda de historiadores, professores e até religiosos.

O projeto consumiu cerca de US$ 1,5 milhão e mobilizou uma equipe de 15 ilustradores, que em três anos desenvolveu os esboços criados por Paes Filho, um ex-piloto de helicóptero que começou a carreira na área de criação da Marvel Comics. Tanto esforço e investimento tem um foco especial: o mercado internacional. Para deixar o trabalho pronto para inglês ver, querer e gastar, o pequeno estúdio desenvolveu um style guide, espécie de manual de imagens usado pelas grandes empresas para que os personagens possam ser viabilizados em várias mídias. Em outras palavras, as centenas de personagens do épico têm potencial para virar produtos licenciados, que vão de camisetas a jogos de computador. De bichos de pelúcia a espadas. E podem ir mais longe: sair dos papéis e ganhar as telonas do mundo inteiro.

Paes Filho está em negociação com a americana Warner Bros para comprar os direitos de filmar Angus. A investida no exterior começou no mercado americano, em dezembro do ano passado, com o lançamento dos quadrinhos politicamente corretos Spirit of the Amazon, em que a fauna e flora do planeta, ameaçado pelo homem, são defendidos por seres extraterrestres com poderes especiais.

Ainda nos meios literários, negociações com uma editora dos EUA podem levar a luta entre guerreiros medievais e invasores vikings às livrarias americanas e européias.

Na esteira do sucesso da trilogia de mesma inspiração celta, 'O Senhor dos Anéis', a história criada por Orlando Paes Filho tem ambições de chegar a algum lugar. Onde, ao certo, só o público dirá.

Da Revista Época Online, 30/04/2003

1 comentários:

Diego da Rosa disse...

Por que que nunca tem os outras quatro capítulos que restam?