quinta-feira, 13 de março de 2008

Dicionário da Língua Klingon, Mark Okrand

DOWNLOAD

Um herói só é grande quando seus adversários são grandes. Golias é a medida para David, Morgana é a medida para o Rei Arhur, o Prof. Moriarty para Sherlock Holmes e... os klingons para o Capitão Kirk!

Desde o maquiavélico e cruel Comandante Kor, no episódio Missão de Misericórdia (Errand of Mercy), que mostra o quanto Kirk pode ser sanguinário e amante da guerra, até a bonita e selvagem mestiça B'Elana Torres, meio klingon e meio humana, que se torna a engenheira chefe da U.S.S. Voyager, os klingons têm sido um elemento constante dentro do imaginário dos trekkers. Nesta lista não podemos esquecer, obviamente, o tenente comandante Worf, o chefe de segurança da Entreprise-D, que durante os sete anos da série "A Nova Geração" conseguiu transformar os klingons em criaturas até charmosas.

São uma raça guerreira, que têm no calor da batalha a realização de seus mais profundos anseios. Consideram, com desprezo, a diplomacia como um palco para a prática da nep (mentira, em klingon). Por essa característica eles se diferenciam dos romulanos, adversários muito mais traiçoeiros e desleais.

Os klingons mataram o filho do Capitão Kirk e foram responsáveis diretos pela destruição de mais de uma Enterprise. Mas, apesar disso, ou por causa disso, têm a simpatia e admiração de diversos espectadores. Os fãs dos klingons organizam-se em clubes quase tão antigos quanto os mais velhos Clubes Trekkers, publicam fanzines e comunicam-se entre si (agora até com uma língua própria!)

O universo de Star Trek, criado há quase trinta anos por Gene Rodemberry, é, provavelmente, o universo ficcional mais esmiuçado por seus fãs. Além de mais de uma centena de romances, com aventuras vividas por Kirk, Spock e McCoy (sem contar as outras tripulações), os fãs podem usufruir de diversos livros que falam sobre assuntos que vão desde o design das naves estelares até exobiologia e história do futuro.

Esta história, apesar de montada a posteriori, pois foi surgindo conforme foram sendo filmados os episódios da TV, apresenta uma enorme consistência interna e torna-se uma autêntica realidade virtual na imaginação de milhões de aficcionados espalhados pelo planeta.

Neste contexto enquadra-se este Dicionário da Língua Klingon, uma obra de ficção criada vários anos após os klingons serem apresentados aos espectadores de Star Trek. Neste guia sua linguagem é detalhada e apresentada de forma didática aos fãs. Alguém vai aprender o klingon? Bem, segundo o General Chang (Christopher Plummer) no filme A Terra Desconhecida, "Você nunca ouviu realmente Shakespeare se não o ouviu em klingon".

(trecho da Introdução do livro)

1 comentários:

Conversa de Músicos disse...

Esse dicionário Klingon... é como diz o ditado, quem tem tempo caga longe... (e eu tive de puxá-lo para poder usar um anti-vírus...q. só tem versão na linguagem klingon!!! saco!!!)