quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

COMBO: Jogo do Exterminador + Orador dos Mortos, Orson Scott Card


Em "Jogo do Exterminador" ("Ender's Game"), Ender Wiggin é uma criança de seis anos de idade quando é recrutado para a Escola de Combate Espacial. No futuro criado por Orson Scott Card, a humanidade está em guerra com alienígenas invasores, e muitos dos combates são travados em outros sistemas solares, distantes do nosso. Como não existe uma tecnologia de vôo mais rápido que a luz, nessa ficção científica, os muito jovens são recrutados pois estarão maduros quando estiveram em batalha ou quando retornarem à Terra.

Usar crianças-soldados como personagens também foi um modo do autor afirmar que toda guerra é um processo de destruição da inocência. O Jogo do Exterminador (Ender's Game) é a história de Ender Wiggin, em quem os comandantes militares colocam todas as suas esperanças, e do que ele sofre para sobreviver ao processo de brutalização psicológica imposto às crianças na Escola de Combate.

Já "Orador dos Mortos" ("Speaker forthe Dead") é uma nova aventura que se passa três mil anos após Ender ter vencido a guerra travada entre a Terra e uma raça alienígena; o menino-herói continua jovem graças às viagens interplanetárias, realizadas em velocidades próximas às da luz.

Ender conhece os "pequeninos" de Lusitânia, uma colônia fundada por descendentes de brasileiros que se mantém afastada da humanidade para não perder suas tradições e cultura. Quando o antropólogo humano que estudava essa curiosa colônia é cruelmente assassinado, essas barreiras culturais terão que ser vencidas para resolver o crime.

0 comentários: